top of page

Fluir

Atualizado: 20 de dez. de 2023

Finanças Pessoais

Dê boas-vindas ao seu planejamento financeiro de 2024


“Reconhecer o que você não sabe é o amanhecer da sabedoria.” Charlie Munger


O dinheiro passa por nós todos os dias e nas mais diversas formas. Em alguns momentos ele parece tranquilo e sereno, em outros uma angústia ou tempestade, mas ele sempre está presente. Vamos organizar isso?



Por que preciso fazer um planejamento financeiro?

Este ano, percebi que a Fluir teve muito mais demanda de clientes agendando horários, para fazer o seu planejamento financeiro pessoal de 2024, do que no mesmo período de anos anteriores. Que ótima notícia!

Vejo cada vez mais as pessoas empenhadas em compreender mais as suas finanças pessoais, comprometidas em analisar como está sendo feita a gestão do dinheiro e focadas em estabelecer e cumprir seus planos de médio e longo prazos.

Você não precisa gostar ou se apaixonar por planejamento financeiro, mas sim, somente entender a sua IMPORTÂNCIA! Para quem tem filhos, faço uma analogia do planejamento financeiro com a vacina. Nenhuma mãe ou pai, em sã consciência, sentem prazer em levar a sua criança para levar uma bela de uma picada no corpo e sair aos prantos daquela clínica ou hospital, mas fazemos isso porque é importante para a vida dela.

Por onde começar?

Vou começar escrevendo por onde não dará certo. O fazer por fazer, apenas como uma tarefa burocrática a mais, irá levar você a desistir rapidinho. Numa vida corrida como estamos vivendo atualmente, seja no excel, num app, ou mesmo num bloco de notas, a tendência é você começar e logo procrastinar isso.

Comece compreendendo e identificando as suas despesas fixas, pois são elas que você não poderá deixar de pagar, e batem à sua porta todos os meses. Calcule o impacto das suas despesas fixas, dividindo pela renda líquida e multiplicando por 100. Se passar de 50% de comprometimento, sinal de alerta.

Após esta etapa, você já compreenderá que o dinheiro restante é para fazer frente às suas despesas variáveis e investimento do seu dinheiro. Chamo as despesas variáveis de toda e qualquer despesas que você pode dizer não naquele mês, e que não irá lhe atrapalhar em nada no seu dia a dia. Ex. a ida a restaurantes, passeios, roupas, decoração, etc. As despesas variáveis não podem tomar mais que 30% do seu orçamento e os investimentos devem representar ao menos 20% da sua renda líquida. Isso não está acontecendo? Aí entra a possibilidade de uma assessoria econômica e financeira.

Qual o papel de uma assessoria econômica e financeira

Em cada área da nossa vida contamos com pessoas especializadas em suas funções. Isso acontece quando precisamos de uma terapia, de uma consulta médica, de arrumar o nosso carro, melhorar a velocidade do nosso notebook, reformar a nossa casa, e por aí vai. Nas finanças não é muito diferente disso. Muitas vezes, o olhar de fora pode nos possibilitar em enxergar com mais clareza os nossos objetivos e tomar decisões menos emocionais e mais conscientes.

Se você se interessou entre em contato e agende gratuitamente uma consultoria diagnóstica com a Fluir, nos envie uma mensagem. Será uma enorme satisfação lhe receber.










bottom of page