top of page

Você está lendo esta mensagem? Então, algum Professor fez parte da sua vida

"O seu sucesso é o fruto do esforço de alguém por você." Autor desconhecido

 

Neste blog, quero abrir uma exceção para não tratar de finanças, investimentos ou economia. A proposta hoje é compreender o trajeto que segui até aqui, e reforçar que isso só foi possível pelos diversos professores que fizeram parte desta minha jornada que transformaram a minha forma de ver o mundo. Meu Feliz Dia dos Professores aos que, infelizmente, perdi o contato ou já se foram, aos que consigo até hoje (graças às redes sociais) acompanhá-los de forma mais regular e àqueles que deixaram uma marca positiva para toda a minha vida e que estão na minha memória afetiva.

De vários professores que passaram pela minha vida, talvez, não irei lembrar de alguns conteúdos que eles abordaram em sala, mas jamais esquecerei seus gestos. Como exemplo, vou citar um do meu primeiro ano na faculdade de economia, o Prof. Alcobia. Eu já trabalhava no Banco, era jovem, solteiro e vinha de pais separados desde a minha adolescência. Tinha dois sonhos muito claros: formar uma Família e trabalhar como operador de pregão na Bolsa de Valores, sendo que este segundo não deu certo.

As minhas aulas com o Prof. Alcobia eram às sextas-feiras e sempre aguardava ansiosamente por ele. Não posso dizer que era por causa do conteúdo, pois, só fui realmente compreender a importância da matemática na minha vida, quando entendi o mundo das finanças e do mercado financeiro, mas, tinha prazer em assistir sua aula (e aí sim começar a gostar de matemática), pois, antes dele iniciar eu percebia que ele chegava com uma sacola, de uma padaria que tinha ao lado da Faculdade, sempre com um bolo, doces ou salgados tentadores. Numa dessas vezes tive a curiosidade de perguntar a ele para quem era aquela sacola e ele me comentou que era para sua esposa e filhos.

Com a permissão da palavra...que inveja eu tinha! Na época, não sabia se era por causa dos seus filhos que veriam seu pai chegar em casa com uma guloseima, ou por causa de saber que sua esposa e filhos podiam contar com um marido e pai altruísta assim. Lembrava que meu pai, quando eu era criança, chegava com uns doces numa sacolinha e eu sempre ficava esperando por este momento. Acredito que o Prof. Alcobia sintetizava um momento lindo da minha vida que foi rompido, e que não sabia ao certo os motivos.

Ao longo do semestre fui entender no meu íntimo que, para o meu futuro, gostaria de ter uma família e ser um pai assim. Notem como um professor pode nos transmitir vários exemplos de vida, além da sua própria aula?

Com a maturidade, casamento, esposa e filhas, quando me dava conta estava comprando alguma coisa para levar para elas em casa, ou mesmo aos sábados ia ao mercado, e à padaria comprando várias coisas para o nosso café da manhã. Várias vezes quando me deparava (e deparo) com as sacolas de padaria me lembrava do Prof. Alcobia.

A jornada em falar de economia, de investimentos, da consultoria em finanças e educação financeira, confesso, muitas vezes não é fácil, pois as pessoas, no geral, demonstram uma certa resistência ao falar de dinheiro e querer uma transformação neste assunto, mas quando vejo quantos professores, escritores e influencers do mercado financeiro transformaram, e transformam, a minha vida e visão com relação ao dinheiro, e se dedicam na missão de transformar vidas pela educação financeira, isso me renova e me faz seguir adiante.

Que talvez uma pessoa nem se lembre do meu conteúdo de economia, finanças ou investimentos, mas possa lembrar para a vida, de algum exemplo meu em sala de aula, já meu dou por realizado, pois as coisas se interrelacionam. Não há sucesso pessoal ou profissional em que alguém não se esforçou e lutou por você.

Alguém me disse SIM, quando jovem, para eu entrar no Banco, alguém um dia me promoveu, minha esposa me disse SIM para realizar assim meu sonho de ter uma família e filhas (Valeu, minha Esposa e Filhas), alguém me disse sim quando um dia quis iniciar minha vida como professor (Professores Ezequiel e Paiva, muito obrigado), algum aluno disse sim quando fui lembrado para ser paraninfo de uma turma (e fui 11 vezes).

Isso sem falar do dentista que te diz sim ao ver que é possível tratar seus dentes e deixar sua autoestima lá em cima, de um médico que te diz sim ao falar que uma determinada doença terá cura, e por aí vai. Mas, todos esses profissionais, também tiveram outros professores que se esforçaram por eles. Somos "pontes" um na vida do outro, para que possamos passar de um local a outro na vida, e seguirmos em frente para as nossas jornadas, caminhos e desafios.

FELIZ DIA DO PROFESSOR!









27 visualizações1 comentário

1 Kommentar


clau.torquato
clau.torquato
15. Okt. 2022

Que relato lindo. Feliz dia dos professores e todos os dias. Você é simplesmente excepcional.

Gefällt mir
bottom of page