"No futuro, o cliente vai criar seu próprio Banco." Otávio Damaso - Diretor do Banco Central do Brasil
Ufa, após quase três meses atraso, finalmente chegou a terceira fase do Open Banking. Ela estava prevista para entrar no dia 30 de agosto, mas, devido a pedidos tanto dos Bancões como dos Neobancos, o adiamento foi necessário, pois eles alegaram pouco tempo para todos as adequações necessárias.
Em julho deste ano a Fluir publicou um blog explicando mais detalhadamente sobre o open banking. Se quiser saber mais clique aqui.
E agora temos uma novidade, pois a Fluir Investimentos está dentro de uma plataforma de Open Banking da Franq, a qual conta até o momento com 30 instituições parceiras do mercado financeiro e um portfólio de mais de 70 produtos.
Acessem a nossa página para conhecer um pouco melhor a estrutura que você cliente, leitor, seguidor e potencial cliente da Fluir, seja pessoa física ou jurídica, irá poder contar, além da nossa estrutura habitual com a consultoria e treinamento na área financeira.
Ou seja, com a criação do open banking, cada cliente pessoa física e jurídica poderá ampliar muito mais o leque de opções para, ou reduzir seus custos financeiros no caso de um empréstimo ou financiamento, ou para escolher melhor os seus investimentos.
Um consultor e open banker, poderá auxiliar o Cliente em todo esse processo de decisão junto aos Bancos. Enfim, um caminho sem volta no mercado financeiro e jamais antes imaginado. Liberdade de Escolha é a palavra-chave desta nova fase no mercado.
A terceira fase agora implantada, se refere ao compartilhamento de serviços de transferências pelo PIX, o qual fez esta semana um ano de vida. Isso facilitará a portabilidade dos produtos de investimentos e financiamento. E já que estamos falando do PIX, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, suas transações já superam as realizadas por boletos, TEDs, DOCs e cheques somados. Neste primeiro ano, mais de 1,6 bilhão de movimentações financeiras foram realizadas, girando quase R$ 4 trilhões e 348 milhões de chaves cadastradas. A rápida adesão dos brasileiros à ferramenta surpreendeu as instituições financeiras e o próprio Banco Central.
Quais produtos e serviços já estão liberados na plataforma de open banking da Fluir?
Por exemplo, somente nesta fase, apesar da prateleira de serviços ser bem ampla, na plataforma da Fluir você poderá encontrar possibilidades como: Abertura de Contas em Bancos digitais, abrir conta em Bancos de Investimento e também possibilidade de consultar um empréstimo ou financiamento com taxas competitivas no mercado. Tanto o personal banker como o Cliente terão acesso diretamente às mesas de operações dos Bancos parceiros.
É necessário ter muito dinheiro para começar a investir?
Uma ótima notícia. Não! Vale lembrar que o grande propósito da criação da Fluir é de possibilitar, ao maior número possível, que toda pessoa se organize financeira, saia das dívidas, e passe a investir. Isso, além de contar com todo a nossa estrutura de consultoria, treinamento e plataforma.
Você poderá abrir conta e investir nos Bancos digitais a partir de R$ 1 e você poderá encontrar vários Bancos parceiros para atender às suas demandas.
Tem dúvidas e quer marcar uma consultoria diagnóstica? Não hesite em nos contatar. Clique aqui e agende sua visita.
Fontes: Agência Brasil; Banco Central do Brasil; Franq Open Banking;
RESUMO SEMANAL DO MERCADO FINANCEIRO
A partir desta semana o resumo semanal do mercado financeiro está nas plataformas do Spotify e no canal da Fluir no Youtube.
As nossas fontes do mercado financeiro são: ANBIMA; Banco Central; Bullion-Rates; Capitalizo; CNN Business; CORECON; Dica de Hoje; EQI; Forbes; Infomoney: Money Times; Itaú +Investimentos, Nord Research; Sebrae; Suno Research; Tesouro Direto, XP Inc.
Comments